quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A culpa não é do investidor

Pelas mensagens que recebi fui mal interpretado por não ter citado a participação da TOTVS Ventures no processo de venda da startup ZeroPaper para a norte-americana Intuit.

Não citei porque entendo que a empresa, como investidora, cumpriu o seu papel. Mas se o mercado brasileiro não soube manter a empresa, a culpa não é dela. Nem tampouco dos demais investidores ou da aceleradora 21212, participante do programa Start Up Brasil.

Eu vejo como culpa, um país que lança um programa apostando nisso mesmo: exportar talentos e não retê-los.

Pode-se alegar que "não há mercado aqui para eles" (?)

Se o governo fizesse o seu dever de casa, de ser o indutor de compras no mercado nacional, usando esse seu poder para alavancar a indústria nacional, sobretudo a que está investindo em novos talentos, não veríamos jovens se mandando do Brasil para ir ganhar espaço no mundo, seja como uma startup ou empregado de multinacional.

Da mesma forma que não veríamos um governo comprando ERP superfaturado de uma subsidiária francesa, desconsiderando soluções similares produzidas aqui.

* Isso é reserva de mercado? Não. Reserva de mercado é o que estamos fazendo para empresas do Vale do Silício, quando selecionamos os melhores da nossa indústria e os mandamos para lá ou as tornamos subsidiárias deles para "atender ao mercado brasileiro".