No apagar das luzes de dezembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aceitou um acordo com uma das sete empresas de informática e telecomunicações investigadas por formação de cartel em contratos assinados com o Governo do Distrito Federal.
Essas empresas montaram um esquema para dividir o mercado governamental de Brasília no fornecimento de equipamentos de informática e Telecom. Durante certo tempo se deram bem, mas não há mal que não acabe nas páginas policiais.
Em dezembro passado o Cade aceitou um acordo com a empresa Alsar Tecnologia em Redes Ltda e dois dos seus administradores. Eles assinaram um "Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com o Cade, no qual admitiram que participaram do esquema e decidiram pagar uma multa de R$ 1,1 milhão.
Além disso a Alsar e seus administradores se comprometeram a não mais participar desse tipo de conluio de empresas e passarão a colaborar com as investigações que continuam em andamento.
Com essa decisão, a Alsar saiu do "G-7". Foi como ficaram conhecidas as empresas que se beneficiavam desse esquema. As demais ainda estão enroladas com o processo administrativo:
- Adler Assessoramento Empresarial Ltda.,
- CDT Comunicação de Dados Ltda.,
- Netway Datacom Comércio de Sistemas para Informática Ltda.,
- Rhox Comunicação de Dados Ltda.,
- Tellus S.A. Informática e Telecomunicações,
- Vertax Redes e Telecomunicações Ltda.
*Outros 10 executivos também respondem o mesmo processo, mas vou preservar os seus nominhos, tá?